• ARF e UPC

    A Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas (ARF) e a Universidade Popular Cultural (UPC), situam-se na Rua Capitão Leitão, 103, 1.º, Almada, bem perto do centro da cidade. Consulte os horários das atividades em: http://up.academiaramirofreitas.org/

  • Atividades da Universidade Popular Cultural 

    Cursos, formações, eventos e outras informações sobre as atividades da Universidade Popular Cultural (UPC) encontram-se em: http://up.academiaramirofreitas.org/

    Visite-nos e saiba mais sobre nós!

    UP - a universalidade dos saberes, para todos!

  • A Academia

    A Associação Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas, abreviadamente designada por Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas,  é uma associação sem fins lucrativos, com sede em Almada. Pretendemos dar uma resposta às necessidades das crianças, jovens e famílias, intervindo em diversas áreas em parceria com outras organizações.

    Ler mais: A Academia


Fundada por dirigentes do movimento associativo de pais ligados à UCAPA e à FERSAP, a Academia tem como patrono Ramiro Freitas, uma grande referência do associativismo parental, quer do concelho de Almada, quer do País.

A Academia surge com o objectivo de promover o sucesso escolar e a inclusão social dos alunos do Ensino Básico, designadamente, através do apoio sócio-educativo a crianças e jovens, o desenvolvimento de actividades extra-curriculares de animação sociocultural, educativas e de apoio ao estudo, artísticas, científicas, desportivas, recreativas e de ocupação de tempos livres.

Em paralelo, porque as crianças integram a família, a Academia vai promover e realizar acções de educação e formação parental de adultos e, também, informar, apoiar, acompanhar e, ou, encaminhar pessoas e famílias em dificuldade e risco de exclusão social, através de uma resposta integrada e articulada com os serviços envolvidos.

Para operacionalizar estas intervenções a Academia vai prestar serviços de apoio às Associações de Pais e às Escolas, mediante, por exemplo, contratos a celebrar com entidades promotoras das AEC; a promoção de competências dos alunos, através do estudo apoiado; e, através de acções de formação, fomentar estilos de vida saudáveis, valores, trabalho em grupo, potenciando para a consciencialização de normas e disciplina, com vista ao sucesso escolar e social.