A Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas (ARF) foi fundada em 1 de junho de 2010. Ao longo destes dez anos desenvolvemos atividades que corresponderam aos objetivos programáticos que presidiram à constituição da nossa associação. Um dos últimos grandes projetos foi a criação da Universidade Popular Cultural (UPC), onde se incorporaram os grandes objetivos programáticos e estatutários da ARF, e, também, se deu um grande passo com o arrendamento de instalações na Rua Capitão Leitão.
Neste momento, em que devíamos celebrar o nosso 10.º aniversário com a devida solenidade, somos confrontados com penosas medidas de confinamento derivadas da pandemia, sendo uma das mais graves de todas a catastrófica queda de receitas na UPC, o que coloca o futuro da UPC em sérios riscos.
A todos os que nos têm acompanhado, direta ou indiretamente, neste grande projeto da Academia Ramiro Freitas e da sua Universidade Popular, agradecemos e apelamos que nos continuem a apoiar ultrapassarmos este momento difícil.
António Amaral, presidente da Direção
Historial da ARF: http://academiaramirofreitas.org/documentos/AcademiaRamiroFreitas_brevehistorial.pdf