O conceito de Universidade Popular, que tem origem em movimentos sociais do séc. XIX, difere das universidades séniores ou da terceira idade. A Universidade Popular Almada carateriza-se por estar aberta a toda a população, independentemente da sua idade e estatuto social, que tenha interesse na sua promoção cultural e social, através da aquisição de novos conhecimentos.

A Universidade Popular Almada é um projeto da Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas (ARF) para promover a educação ao longo da vida, de modo a contribuir para o desenvolvimento pessoal através de atividades nas áreas social, educativa, artística e cultural, elevando os níveis de literacia, do conhecimento e da melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos, numa perspetiva de construção de uma cidadania ativa e participativa. A atividade é desenvolvida através da realização de cursos, seminários e outras sessões de estudo, nomeadamente:

- Ciclos com aulas, com diferentes temas e periodicidades.
- Oficinas temáticas e tertúlias, de duração variável.
- Fórum “Pensar A Vida”, ciclo de debates e de palestras.
- Centro de Estudos Temáticos: Círculo de Estudos da Diáspora, designadamente, angolana, cabo-verdiana e outras comunidades.

Aos participantes não é exigida a apresentação de qualquer tipo de habilitações. As atividades são gratuitas, podendo as aulas e as oficinas terem valores adequados, mas de baixo valor. No final das ações, será emitido um diploma de frequência.

Estamos a realizar contactos para se estabelecerem parcerias e apoios institucionais, estando já confirmadas as seguintes instituições:
União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas; Associação das Coletividades do Concelho de Almada (ACCA), Associação de Apoio à Comunidade dos Países Língua Oficial Portuguesa (AAGA); Associação da Comunidade Angolana em Almada - ACAA; Gabinete de Apoio à Inclusão Social dos Cabo-verdianos (GAIS - CV); ALCM - Associação de Língua e Cultura Mirandesa; FERSAP - Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais; UCAPA – União Concelhia das Associações de Pais de Almada.

 

A Equipa:

Diretor Executivo: António Amaral, licenciado em Jornalismo

Coordenação pedagógica: António Amaral (jornalista), Corsino Fortes (fotógrafo); Davide Freitas (bibliotecário), Dina Dourado (professora), Domingos Santos (professor); Fernando Fitas (jornalista e poeta), Manuela Caeiro (professora).

Conselho Consultivo:  Alexandre Honrado (professor universitário e escritor), José Morgado (psicólogo e professor universitário), Luís Vicente (biólogo e professor universitário), Marina Antunes (professora universitária aposentada), Mário Antas (museólogo), Modesto Navarro (escritor), Vítor Barata (operário).

Administração (organização e gestão): Direção da ARF.


UP logo2

 

Regulamento Interno